SINDICATO DOS ADVOGADOS RJ RECEBE O PRESIDENTE DA CAARJ

7/07/21

Ricardo Menezes (presidente da CAARJ) e Claudio Goulart (presidente do Sindicato dos Advogados RJ), na sede do SAERJ

O presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAARJ), Ricardo Menezes, visitou a sede do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) nessa terça-feira (06). Acompanhado de seu tesoureiro, Frederico Mendes, Menezes disse que a visita simboliza a excelente relação entre as duas instituições: “Fiz questão de vir ao sindicato, instituição da qual fui vice-presidente, para reforçar nossa parceria e apresentar as ações e conquistas nesta gestão da CAARJ”.

O presidente do SAERJ, Claudio Goulart, recebeu os advogados: “Conheço o dr. Ricardo há muito tempo e posso afirmar que o SAERJ vem recebendo total apoio da CAARJ”. Pelo SAERJ, também participaram do encontro a secretária-adjunta Valéria Pinheiro; a procuradora Silvia Correa e o tesoureiro Ítalo Pires Aguiar.

ESPAÇO DIGITAL E VACINAS

Menezes falou das ações da gestão atual da CAARJ: “Nossos serviços sociais não pararam mesmo com a pandemia. Somente nesse período já atendemos 52 mil requerimentos feitos por advogados”. Ele listou alguns desses programas: em maio, foi inaugurado, na sede da Caixa, no Centro do município do Rio de Janeiro, a Central de Escritórios Digitais Dra. Rafaela Kostrzepa Jaworsk – o nome é uma homenagem póstuma à ex-presidenta da OAB Mulher de Iguaba Grande, vítima da covid.

Trata-se de um espaço com 17 salas equipadas para o trabalho digital dos advogados, oferecido gratuitamente à advocacia, bastando agendar o seu uso: “Centenas de advogados e advogadas já usaram as salas do De Paoli e com suporte de atendentes no local” – disse Ricardo.

A Caixa também está na linha de frente da defesa da saúde da classe, ao oferecer, gratuitamente, a vacinação dos advogados e advogadas e seus dependentes contra a gripe (vacina H1N1), em postos de vacinação em todo o estado – clique aqui e encontre o melhor local mais próximo para se vacinar.

A vacina foi adquirida por meio de um convênio com o Instituto Butantã de São Paulo, que garantirá a entrega de um total de 35 mil doses, sem qualquer gasto na compra das doses por parte da CAARJ e OAB RJ: “Já vacinamos 10 mil pessoas contra a gripe, em apoio ao esforço do estado e municípios nessa guerra contra a própria pandemia do Covid. Isso porque, com a nossa campanha, ajudamos a tirar a carga de atendimento nos postos de saúde”, informou Menezes.

A vacinação por meio do convênio CAARJ/Butantã também está sendo feita nos serventuários, magistrados e funcionários terceirizados do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT 1), em um esforço para apoiar a estrutura daquele Tribunal na atual situação. Inclusive, a diretoria do SAERJ, em parceria com a CAARJ, irá organizar, em breve, um dia de vacinação para os seus sócios e dependentes. Em breve, divulgaremos o dia, o horário e o local da atividade.

CESTAS BÁSICAS E CONVÊNIOS

Com o intuito de ajudar as pessoas com necessidades nessa pandemia, a CAARJ já distribuiu em torno de 9 mil cestas básicas. A instituição também mantém mais de 3 mil convênios para a advocacia, incluindo os estagiários de Direito: “São convênios de todos os tipos, inclusive laboratoriais, em todo o estado, e tudo está disponível no programa ‘CAARJ na Palma da mão’, que pode ser baixado no celular”, informa o presidente da Caixa.

A CAARJ celebrou, na pandemia, em convênio com a Financeira SICOOB, um programa de financiamento específico para a classe, com taxas menores do que as oferecidas pelo mercado: “O programa já emprestou R$ 1,7 milhão nessa pandemia”.

A Caixa mantém um convênio com diversas faculdades de Direito para que os estudantes do 8º período em diante possam conhecer as dependências e o trabalho da instituição, além de terem acesso a convênios específicos. Com isso, cerca de 8 mil estudantes já foram atendidos.

“Quero lembrar um outro convênio, de cunho muito afetivo: a Livraria do Wilsinho, o querido livreiro especializado em livros jurídicos, que oferece descontos especiais para a advocacia”, lembro.

MEDALHA MOEMA BAPTISTA

A partir da esquerda: Ricardo Menezes (presidente da CAARJ), Valéria Pinheiro (secretária-adjunta do SAERJ), Claudio Goulart (presidente do SAERJ), Silvia Correia (procuradora do SAERJ) e Frederico Mendes (tesoureiro da CAAERJ)

Na pandemia, a Caixa criou a Medalha Moema Baptista, que é oferecida às pessoas ou entidades que têm contribuído para a assistência à advocacia durante a pandemia da covid: “A medalha já foi oferecida a dezenas de pessoas pelos seus trabalhos em prol da advocacia nesta pandemia, inclusive para o presidente do SAERJ, dr. Claudio Goulart”, disse por sua vez Frederico Mendes.

Para a diretoria do Sindicato, as ações da CAARJ são impactantes e por isso a advocacia deve procurar se informar sobre os diversos serviços oferecidos. Ricardo Menezes concordou: ”Muitas vezes a advogada ou o advogado desconhece que oferecemos um determinado serviço de modo gratuito ou um convênio com descontos excelentes. Por isso peço sempre que a classe acesse nossas mídias sociais para ficar por dentro do que estamos fazendo”.

Ao final da visita, o presidente do SAERJ, Claudio Goulart, e os demais diretores da entidade reforçaram a parceria com a CAARJ: “A ideia é ampliarmos a relação, inclusive em relação aos convênios”, disse o tesoureiro Ítalo Aguiar.

Menezes reforçou o projeto de a CAARJ e o Sindicato realizarem um dia de vacinação contra a gripe, visando atender aos sócios e dependentes do SAERJ: “Vamos organizar essa vacinação para atender os associados ao sindicato o mais breve possível”.