CARTA DO PRESIDENTE DO SAERJ CLÁUDIO GOULART NO DIA DA ADVOCACIA

10/08/23

Claudio Goulart, presidente do SAERJ (foto: Ulisses Franseshi/OAB São Gonçalo)

O presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), Claudio Goulart, divulga sua carta, feita especialmente para o 11 de Agosto, Dia da Advocacia:
“No Dia da Advocacia, quero relembrar com vocês, colegas, algumas lutas importantes que estamos travando.
“Em primeiro lugar, o SAERJ sempre se postou, firmemente, na defesa dos direitos da Advocacia. Um exemplo: por meio de nossa Procuradoria, denunciamos ao MPT-RJ a atuação de uma empresa que estaria fraudando a contratação de advogados em todo o País, inclusive no Rio, através de plataformas digitais, para trabalharem na função de ‘conciliador extrajudicial’.
“A denúncia foi aceita e o MPT-RJ abriu inquérito, e a direção do SAERJ já prestou depoimento.
“Estamos, em conjunto com a OAB-RJ, acompanhando a tramitação da reforma tributária, no Congresso, para evitar qualquer aumento de impostos à advocacia, ou a retirada de direitos.
“Renovamos a Convenção Coletiva de Trabalho com o SINSA-SP/RJ, que vem sendo assinada desde 2008.
“Aos associados: temos um convênio com a QUALICORP, que oferece planos de saúde com preços diferenciados.
“O SAERJ tem buscado estreitar ao máximo a relação com as demais entidades da Advocacia, participando de palestras e seminários gratuitos, visando a qualificação profissional da classe, sobretudo nas subseções da Ordem e também junto ao IBPEA. Um exemplo foi o seminário em conjunto com a FIURJ, sobre a advocacia contemporânea, com inscrições gratuitas.
“Também realizamos o seminário em conjunto com a FIURJ, sobre a advocacia contemporânea, com inscrições gratuitas.
“No âmbito nacional, o SAERJ participa das lutas em defesa da democracia e da Constituição brasileiras.
“Sabemos que a nossa profissão vem sofrendo um grande aviltamento em seus ganhos e essa situação piorou com a pandemia, quando muitos colegas tiveram até que abandonar a profissão. Lembramos que, para diminuir esse impacto, o sindicato esteve junto à luta pelo retorno seguro às atividades presenciais, com vacinação e cuidados profiláticos; também fizemos campanha de distribuição de cestas básicas para os colegas mais necessitados à época.
“Com isso, o SAERJ reafirma o seu apoio incondicional às lutas da Advocacia.
“O advogado e a advogada podem ter certeza que o Sindicato dos Advogados está aberto para todos.”
Cláudio Goulart – Presidente do SAERJ