SAERJ FOI CONVIDADO PARA A INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA OUVIDORIA DA MULHER NO TRT-RJ

21/02/24

O presidente do SAERJ, Claudio Goulart, participou da abertura do ano judicial 2024 da 2ª Turma do TRT-RJ, no dia 24/01. A cerimônia foi presidida pelo sede do TRT-RJ onde ocorrerá a inauguração das novas instalações da Ouvidoria da Mulher (foto: Rodrigo Soldon/criative commons)

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), desembargador Cesar Marques Carvalho, convidou a diretoria do Sindicato dos Advogados do Estado RJ (SAERJ) para a inauguração das novas instalações da Ouvidoria da Mulher do TRT-RJ. A inauguração será dia 5 de março, às 10h, no térreo da sede do Tribunal, na Avenida Presidente Antonio Carlos.

A Ouvidoria da Mulher foi criada em setembro de 2022, com o objetivo de defender os direitos da mulher. O órgão integra a estrutura da Ouvidoria do Tribunal e conta com canais específicos (presencial e virtual) para orientação, recebimento da denúncia e agendamento de atendimento, para dar tratamento às demandas relacionadas à violência contra a mulher, especialmente à igualdade de gênero; a Ouvidoria também funciona como espaço de acolhimento, escuta ativa e orientação.

Para a presidente em exercício do SAERJ, dra. Karen Figueiredo, que irá à inauguração representando a entidade, juntamente com a diretoria, a Ouvidoria tem um papel fundamental: “As mulheres têm exercido cada vez mais um papel proeminente na sociedade brasileira, inclusive nas instituições da Justiça e na própria advocacia, onde já são mais de 50% dos associados à Ordem. Nada mais justo, portanto, que o TRT tenha criado um órgão específico na defesa dos direitos da mulher”.

O Tribunal também convidou a diretoria do SAERJ para a ratificação da posse de Mauricio Paes Barreto Pizarro Drummond no cargo de desembargador, no dia 7 de março.

Leia aqui a Resolução Administrativa nº 26/2022 do TRT-RJ que instituiu a Ouvidoria da Mulher.