1º DE MAIO: SINDICATO DOS ADVOGADOS RJ PARABENIZA TODOS OS TRABALHADORAS E TRABALHADORES

29/04/22

Neste 1º de maio, o Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) parabeniza todas as trabalhadoras e trabalhadores, em especial as advogadas e advogados fluminenses.

A advocacia sempre teve ligação direta com a situação econômica e social do País. Dessa forma, um país em grave crise econômica e social, como a que vivemos já há alguns anos, com taxas de 14% de desemprego, inflação voltando a índices de dois dígitos e 1 a cada 4 brasileiros vivendo abaixo da linha da miséria, também significa para a nossa classe menos trabalho, menos contratos e menos empregos – a nosso ver, a advocacia sofre a crise como poucas profissões.

Mas a diretoria do SAERJ vem buscando, no dia a dia, ajudar a combater, com a nossa atuação, esta situação.

Para isso, defendemos nossas prerrogativas e o cumprimento da Constituição, como neste caso recentíssimo em que o Senado Federal está discutindo o PL 5284/2020, que contém vários dispositivos danosos à advocacia assalariada ou contratada. O SAERJ já oficiou ao relator do PL, senador Weverton (PDT), solicitando a realização de audiência pública naquela casa.

Estamos, também, a pressionar os tribunais, notadamente o TRT da 1ª Região, para que esses voltem a atuar presencialmente, diminuindo, assim, a pressão sobre a nossa classe. Da mesma forma, exigimos que o TJRJ regularize seu sistema processual eletrônico com máxima urgência.

O SAERJ acredita que temos que sair dessa crise econômica e criar empregos para os brasileiros; acredita na defesa da vida e da democracia, com o cumprimento de nossa Constituição, por todos os poderes institucionais.

Claudio Goulart (presidente) e diretoria do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ)