SAERJ PARTICIPOU DE REUNIÃO NA OABRJ SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

22/07/23

Reunião na OABRJ discutiu a reforma tributária, com a presença de Claudio Goulart, presidente do Sindicato dos Advogados-RJ (foto: Flavia Freitas/OABRJ)

O presidente do Sindicato dos Advogados do Estado RJ (SAERJ), Claudio Goulart, representantes da OAB Niterói e Anacrim Niterói participaram de uma reunião com o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, na sede da seccional, no dia 20 de julho.

Na pauta, a defesa dos interesses da advocacia, tendo em vista a reforma tributária proposta pelo governo federal que está tramitando no Senado. As entidades da advocacia alertaram Bandeira sobre a importância de impedir o aumento ou mesmo a criação de novos impostos sobre a classe.

O presidente da seccional informou o que vem sendo feito pela entidade, em relação ao tema, e disse, também, que: “Obtivemos recente vitória com a manutenção da contribuição pelo Simples Nacional, mas ainda há lacunas, principalmente para a advocacia que atua no Lucro Presumido. Precisamos nos atentar e atuar com sabedoria para que não haja aumento na carga tributária”.

Goulart considerou a reunião “extremamente positiva, demonstrando o fato de que a seccional está preparada para o debate sobre a reforma tributária; debate este que certamente vai envolver toda a sociedade neste segundo semestre”.

Presente à reunião, o diretor do SAERJ, Ralph Andrade, que também é secretário-geral da Anacrim Nacional e coordenador da Diretoria de Valorização da Advocacia da seccional, avalia que “o encontro com o Presidente Luciano Bandeira foi um passo muito importante e produtivo, onde foi exposta a preocupação com os possíveis efeitos do aumento dos tributos no setor de serviços, especialmente os escritórios de Advocacia”.

No dia 20 de julho, entidades da advocacia, incluindo o SAERJ, se reuniram na OABRJ para discutir os problemas da reforma tributária para a advocacia (foto: Flavia Freitas/OABRJ)

Já o tesoureiro da subseção de Niterói, Ivan Gonçalves, também presente ao encontro, aproveitou o momento para divulgar a recente fundação do SINSAERJ (Sindicato das Sociedades de Advogados no Estado RJ). Gonçalves fez questão de agradecer o empenho do presidente do SAERJ na criação do novo sindicato, que se unirá às demais entidades na defesa da classe.

Os seguintes advogados e advogadas também participaram: Paulo Trino; Cintia Azevedo; Luidgi Almeida; Guido Tiepolo; Sérgio Fernandes; Laila Falconi; Carlos Alberto; João Pascoto (presidente da Associação Fluminense dos Advogados Civilistas e Criminalistas); Fred Mendes (tesoureiro da Caarj); e Anna Borba,  assessora legislativa da OABRJ e diretora do SAERJ.