SAERJ PRESENTE NO EVENTO DE CARNAVAL DO TRT-RJ CONTRA O TRABALHO INFANTIL

9/02/24

TRT RJ lançou dia 08/02 o bloco Carnaval sem Trabalho Infantil, com a presença do presidente do SAERJ, Claudio Goulart (foto: TRTRJ)

O presidente do Sindicato dos Advogados do Estado RJ (SAERJ), Claudio Goulart, esteve no evento pré-carnavalesco do TRT da 1ª Região, no dia 8/02, que lançou a ação intitulada “Carnaval sem trabalho infantil, com trabalho seguro e sustentável”. O evento ocorreu ao lado da sede do Tribunal e faz parte de uma campanha que visa conscientizar a população sobre os riscos causados pelo trabalho infantil, buscando evitar ou reduzir essa prática durante o carnaval.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, discursou em nome da entidade, tendo parabenizado a campanha do TRT 1: “Uma iniciativa maravilhosa e absolutamente necessária”. Veja aqui o discurso da advogada.

Cláudio Goulart discursou em nome da advocacia: “A atividade contra o trabalho infantil no carnaval do Rio é extremamente importante. Lembro inclusive que o TRT mantém o programa do Jovem Aprendiz, uma atividade fundamental que visa inserir, com muita cautela e respeito à legislação, os jovens no mercado de trabalho, lado a lado com a educação deles”.

Goulart discursou no evento do TRT RJ do carnaval sem trabalho infantil, ao lado da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio (foto: TRTRJ)

Goulart lembrou que os advogados, ao assessorarem convenções ou acordos coletivos de trabalho, sempre devem propor a inclusão da cláusula do Jovem Aprendiz, com a devida fiscalização de seu cumprimento pelos empregadores. Ele também elogiou o trabalho do desembargador José Luís Campos Xavier à frente do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-1.

Além de Goulart, pela diretoria do Sindicato compareceram Alexandre França Bastos, secretário adjunto da entidade, e Ricardo Menezes, assessor de assuntos institucionais do SAERJ.

No evento, houve distribuição de ventarolas impressas com o Disque 100 (canal que recebe denúncias sobre violações dos direitos humanos). Já o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais (Sisejufe) levou a sua bateria: “Fina Batucada”, formada por servidores e servidoras sindicalizados – leia mais sobre a bateria do Sisejufe.

O presidente do TRT, desembargador Cesar Marques Carvalho, e o desembargador José Luís Campos Xavier, apresentaram o evento. Leia a matéria no site do Tribunal.

Camisa do TRTRJ do Carnaval sem Trabalho Infantil (foto: Sisejufe)