CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2022/2023 SAERJ/SINSA JÁ FOI ASSINADA E VAI PARA O MTE

28/04/23

O presidente do Sindicato dos Advogados-RJ, Claudio Goulart (esquerda), e Luiz Alexandre Fagundes de Souza, secretário-geral da entidade, assinam a CCT acordada com o Sinsa-SP/RJ

O Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) informa que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sinsa-SP/RJ já foi assinada por todas as partes envolvidas.

A CCT é referente a outubro de 2022 a setembro de 2023.

Informamos, também, que os trâmites para que a CCT seja registrada no Ministério do Trabalho (MTE) já foram iniciados.

GANHOS IMPORTANTES

É importante salientar que esta Convenção Coletiva é uma das maiores vitórias do(a)s advogado(a)s no Estado do Rio de Janeiro. Isso porque, em primeiro lugar, não ocorreu nenhuma perda inflacionária, quando existem várias categorias profissionais negociando reajustes em percentuais inferiores à inflação. Por exemplo: houve um aumento REAL de aproximadamente 50% da inflação no piso salarial, a ser praticado nos escritórios onde há mais de 15 advogados e advogadas empregados – não há tal reajuste na maioria das negociações coletivas no País.

Em segunda lugar, haverá pagamento das diferenças retroativas a outubro de 2022.

Em terceiro lugar, algo muito importante: o auxílio creche foi estendido aos pais.

TRABALHO DA DIRETORIA DO SAERJ

Há que se registrar o belo trabalho do secretário-geral do SAERJ, Luiz Alexandre Fagundes de Souza, que conduziu as negociações em favor da categoria profissional. Trabalho este que teve o apoio incondicional do presidente da entidade, Claudio Goulart.

A convenção vem sendo renovada desde 2008 e tem sido uma ferramenta extremamente importante de defesa dos direitos dos advogados empregados em escritórios e sociedades.

A CCT pode ser lida aqui.