DIRETORIA DO SINDICATO DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SAERJ) REALIZA SOLENIDADE FESTIVA DE POSSE

30/11/24

Cerimônia festiva de posse da diretoria do SAERJ ocorreu na OABRJ (foto: Bruno Mirandela/OABRJ)

O Sindicato dos Advogados do Estado Rio de Janeiro (SAERJ) realizou uma solenidade festiva, na noite do dia 28/11, na sede da OABRJ, para demarcar a posse da diretoria eleita para a gestão de 2023 a 2026, com Claudio Goulart na Presidência – conheça a diretoria do sindicato.

O presidente do SAERJ Claudio Goulart e sua diretoria recepcionaram cerca de 200 convidados, em um evento muito representativo da advocacia fluminense. O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, e diversos conselheiros da seccional estavam presentes; além do desembargador federal Alfredo Hilário e do desembargador do TRT, José Luís Campos Xavier; do desembargador Vitor Marcelo do TR-RJ; do advogado João Batista Louzada Câmara, considerado o decano da advocacia trabalhista, aos 92 anos, e muitos outros.

A atual vice-presidente da seccional fluminense, eleita dia 25/11 para a próxima Presidência da Ordem, com 60% dos votos, Ana Tereza Basilio, foi uma das primeiras a chegar ao evento. Ela cumprimentou Claudio Goulart e os demais diretores e teve que se retirar, por causa de compromisso anteriormente marcado, no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado. Sylvia Drumond, recém-eleita vice-presidente da Ordem, representou Basilio na cerimônia do SAERJ.

Veja as fotos do evento no facebook do SAERJ.

Bandeira, como anfitrião, ocupou a mesa e abriu a cerimônia. Ele lembrou a recente eleição de Ana Tereza, primeira mulher presidente da OABRJ; chamou as duas mulheres eleitas na cabeça da chapa, Basilio e Sylvia, de representantes da advocacia militante e disse, também, ter certeza que elas farão “uma gestão maravilhosa”.

Bandeira elogiou profusamente Claudio Goulart e a diretoria do SAERJ. Em seguida, Goulart assumiu a palavra e convidou os seguintes advogados e advogadas a comporem a mesa: Luciano Bandeira, Rodrigo Estrela, Rafael Borges, João Baptista Lousada Câmara, Sylvia Drummond, Sérgio Antunes e José Solon Tepedino.

Claudio então discursou: ele falou sobre o fato de ter assumido pela primeira vez a Presidência do SAERJ, em dezembro de 2020, na chapa anterior, em plena pandemia, com os tribunais fechados. Naquele momento, sua gestão teve que conviver com uma entidade praticamente sem recursos (em prol dos associados, a cobrança da anuidade foi suspensa). O SAERJ somente conseguiu se reerguer a partir de 2021: “De lá pra cá, incluindo o período de nossa reeleição em 2023, já realizamos quase 200 atividades diversas, todas ligadas à advocacia”, disse ele.

Posse da diretoria do SAER: Luciano Bandeira (presidente da OABRJ), Claudio Goulart (presidente do SAERJ) e Sylvia Drummond (futura vice-presidente da OABRJ

Claudio recordou o período recente: “Ganhamos nas urnas, em outubro de 2023, com ampla maioria dos votos dos associados ao SAERJ; e ganhamos na 1ª e 2ª instâncias do TRT-RJ; disse que mesmo com essas vitórias ele tem consciência de que não é maior que a instituição, que tem que ser defendida a todo custo.

Elogiou a eleição de Ana Tereza Basilio e Sylvia Drummond na Ordem e lembrou que sua diretoria tem sete diretores de subseções eleitos em 2024.

Homenageou o presidente da Ordem Luciano Bandeira: “Ele sempre confiou na nossa gestão do sindicato”.

A seguir, o conselheiro da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro, apresentou ao plenário os diretores e diretoras eleitas para o SAERJ; eles foram convidados a receberem das mãos de Luciano Bandeira e Sylvia Drummond um boton com o símbolo do sindicato, em um gesto já tradicional nas cerimonias de posse das direções do SAERJ.

Depois, os componentes da mesa fizeram breve discurso. Câmara disse: “Cláudio é um exemplo de resistência”, e o parabenizou pela gestão. Câmara também disse que Goulart “sempre valorizou a advocacia, em uma gestão apartidária”.

Destaque-se a fala de Sylvia Drummond de apoio à diretoria do sindicato, tendo inclusive pedido uma ficha de filiação.

O advogado Rodrigo Estrela, representando o escritório de Henrique Maués que defendeu o sindicato no TRTRJ, parabenizou Goulart pelo seu empenho e determinação no processo eleitoral.

Rafael Borges, atual presidente da Comissão de Prerrogativas e futuro secretário geral da OAB na chapa de Basilio, parabenizou a vitória de Goulart nas urnas e na justiça. Declarou ainda que fará questão de se associar ao SAERJ agora, novamente, sob a presidência de Claudio.

Sergio Antunes, futuro secretário adjunto da Ordem, também agradeceu a Claudio o seu total empenho tanto no processo eleitoral do SAERJ, quanto na eleição da Ordem: “A participação de Claudio na eleição junto às subseções foi fundamental para a nossa vitória”, disse ele.

O advogado Solon Tepedino, por sua vez, elogiou Goulart e toda a diretoria eleita e disse continuará a apoiar, “integralmente”, a administração atual do SAERJ.

NOMEAÇÕES E HOMENAGENS

Ainda na cerimônia, Goulart nomeou, juntamente com a procuradora do SAERJ, Silvia Correia, os novos subprocuradores da entidade: Carolinsk de Marco Guedes, James Walker, Ivan Simões Garcia e Rosildo Luz Bomfim.

Nomeou Ricardo Oliveira Menezes assessor de assuntos institucionais.

Os integrantes da Comissão Eleitoral foram homenageados: José Antonio Galvão de Carvalho, Jonas Gondim do Espírito Santo e André Andrade Viz.

Foram homenageados os advogados que atuaram no processo eleitoral: Henrique Claudio Maués, Eurico de Jesus Teles e Rodrigo Estrela.

Foram feitas moções de agradecimento aos advogados apoiadores: José Solon Tepedino, Luiz Felipe Salomão Filho, Paulo Roberto Fontelles Grossi da Veiga e Técio Lins e Silva.

Claudio entregou uma comenda da entidade ao presidente Luciano Bandeira e a Ana Tereza Basilio, que a recebeu antecipadamente.

Os funcionários da entidade também foram homenageados.

Claudio Goulart deu por terminada a cerimônia e convidou os presentes a seguirem para uma celebração em um restaurante próximo, em um jantar por adesão.