O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil concedeu, no dia 10 de dezembro de 2024, a “Láurea de Agradecimento” ao presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), Claudio Goulart, “por sua atuação, sempre pautada pela excelência e pelo amor à advocacia, provando que algumas trajetórias são mais do que admiráveis — são imprescindíveis para a Ordem”, conforme consta no documento enviado a Goulart, assinado pelo presidente da OAB Federal, Dr. Beto Simonetti.
Em outro trecho da Láurea, a Ordem afirma: “Nos momentos de crise no País, cumprimos, juntos, o múnus público em defesa das prerrogativas da classe, das instituições e do Estado Democrático de Direito. Sua liderança será lembrada como um marco no fortalecimento da advocacia em tempos desafiadores.”
O presidente do SAERJ comentou sobre a homenagem: “Sinto-me extremamente orgulhoso pela comenda aprovada por meus colegas do Conselho Federal e assinada pelo presidente da Ordem, Dr. Beto Simonetti. Como está escrito na Láurea, o múnus público é uma verdadeira obrigação legal que a sociedade cobra da advocacia, no sentido de que o advogado ou a advogada deve cumprir seu ofício em benefício da coletividade. A confirmação por parte de meus pares de que cumpri com essa obrigação é uma honra imensa para mim”.
Claudio também afirmou: “Agradeço aos conselheiros federais, ao presidente Simonetti, à diretoria e aos associados do SAERJ, aos meus familiares, amigos e demais colegas por essa comenda. Também parabenizo todos os advogados e advogadas que também receberam a Láurea. Nossa profissão, por mais espinhosa e cansativa que seja, traz momentos dignos de nossa lembrança para sempre”.