NOTA DA COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA DO SAERJ SOBRE A AGRESSÃO À PROCURADORA EM SÃO PAULO

22/06/22

A Comissão da Mulher Advogada do Sindicato dos Advogados RJ (SAERJ), vem manifestar seu REPÚDIO ao ato covarde de agressão e brutal violência  contra Gabriela Samadello Monteiro de Barros, procuradora do Município de Registro/SP, acima de tudo, “Mulher “. Agressão esta, cometida por um  também procurador, subordinado à vítima.

A agressão foi realizada com chutes em todo o corpo da vítima, principalmente na cabeça, bem como foi ofendida com xingamentos. Ressaltando que o agressor deferiu fortes empurrões  a outras mulheres que tentaram detê-lo de cometer tal covardia.

Gabriela Samadello Monteiro de Barros, “Mulher”, foi agredida cruelmente, por seu colega  de trabalho em seu local de labor. Local este onde, no mínimo, deveríamos nos sentir  respeitadas (os) e seguras(os).

Esta Comissão se solidariza com a “MULHER” Gabriela Samadello Monteiro de Barros, vítima de uma atitude torpe e, brutal violência. Violência esta sofrida pela mesma em seu ambiente laboral, por  um “HOMEM”, seu colega de trabalho.

Com isso, convocamos a Sociedade a dizer: NÃO A TODA E QUALQUER VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, SEJA ELA FÍSICA, PSICOLÓGICA, INSTITUCIONAL E/OU QUAISQUER OUTRAS SITUAÇÕES IMAGINÁVEIS E INIMAGINÁVEIS.

Esta Comissão espera, ainda, que seja feita Justiça e que o agressor, DEMÉTRIUS OLIVEIRA MACEDO, no mínimo, perca seu cargo e não seja simplesmente suspenso, junto com seus vencimentos. Bem como, no máximo, seja preso por tentativa de feminicídio, e não apenas responda por simples Lesão Corporal (Lei 9099/95), onde todos os crimes considerados de “menor” potencial ofensivo, ou seja, com até dois anos de prisão (o que raramente acontece), pagamento de multa ou cestas básicas. Com isto, inúmeros casos de violência física, em que a vítima tenha tido lesões corporais, acabam por terem tratamento neste espaço do Juizado Especial Criminal).

A impunidade em relação à violência contra a mulher é flagrante, pois inúmeros casos de violência doméstica, por exemplo, acabam por serem tratadas de maneira desleixada pelas Delegacias e Fóruns pelo país afora.

Tentativas de assassinatos contra  a mulher tornam-se meras lesões corporais e as Delegacias e Fóruns ainda revitimizam aqueles que buscam ajuda.

Toda nossa solidariedade a Gabriela Samadello Monteiro de Barros.

CHEGA! BASTA DE VIOLÊNCIA!

Comissão da Mulher Advogada do Sindicato dos Advogados do Estado RJ