Piso salarial do advogado pode passar para R$ 2.079,51 em 2012

7/12/11

O piso salarial do estado do Rio para o advogado poderá ter um reajuste de 27,50% em 2012 e passar dos atuais R$1.630,99 para R$ 2.079,51. Este reajuste será proposto hoje pela bancada dos trabalhadores no Conselho Estadual de Trabalho e Renda, órgão que indica ao governador os valores dos diversos pisos a serem depois enviados à Assembleia Legislativa e votados em um projeto de lei do Executivo. Espera-se que a discussão não seja tão demorada como no ano passado, quando o governador Cabral enviou à Alerj o PL com o reajuste apenas em abril.
A bancada dos trabalhadores chegou a este índice da seguinte forma: 14,26% (PIB estadual mais inflação pelo INPC dos últimos 12 meses) mais 11,26% para recompor as perdas. O restante seria o aumento real.
Em 2011, o reajuste foi de 9,86%.
Representantes dos empresários não comentaram esta proposta à imprensa.
O presidente do Sindicato dos Advogados, Álvaro Quintão, considera bom o reajuste de 27,50%. “Vamos acompanhar de perto a discussão”, afirmou Álvaro.

O piso para os advogados vigora desde janeiro de 2008, graças a uma emenda inserida no projeto de lei do governo pelo então deputado estadual Alessando Molon (PT), após um pedido do Sindicato dos Advogados.
Abaixo, gráfico retirado do jornal O Dia com a proposta dos diversos pisos (o dos advogados é a Faixa 6):