Convocação

 

Sindicato dos Advogados do RJ convoca a Advocacia empregada em Sociedades de Advogados do Estado do Rio de Janeiro, para se reunirem em Assembleia Geral, que se fará realizar no dia 17/07/2024 na sede do SAERJ (Avenida Franklin Roosevelt, n.84, grupo 202, 2° andar, centro do RJ) às 18h em primeira convocação e às 18;30h em segunda e última convocação, e que terá a seguinte ordem do dia:
1) Leitura, discussão e deliberação sobre a contraproposta de Convenção Coletiva de 2023/2024, apresentada pelo SINSA;
2) Autorização para celebrar Convenção Coletiva de trabalho com o SINSA, ou não prosperando a negociação, autorizar que seja suscitado o Dissídio Coletivo.
A presença da categoria a fundamental, contamos com vocês.
Atenciosamente;
Adilza Nunes – Presidenta.

#CCT #ConvençãoColetiva #Sindicato

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINDICATO DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SAERJ, neste ato representado pela sua Presidenta abaixo assinado, esclarece os seguintes fatos relativos às negociações coletivas entabuladas com o SINDICATO DAS SOCIEDADES DE ADVOGADOS DOS ESTADOS DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO – SINSA:

1º – Todos os procedimentos necessários foram tomados ainda no ano de 2023, antes da data-base, com o envio de nossa proposta aprovada, inclusive, por advogados que compareceram à assembleia;

2º Com as eleições sindicais e a necessidade de afastar as irregularidades e ilicitudes ocorridas em tais eleições, o Poder Judiciário reconduziu os atuais diretores do SINDICATO DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, o que ocorreu em abril deste ano;

3º – Não nos deram ciência relativa a tratativas havidas entre a Diretoria que ocupou por alguns meses o Sindicato mas, ao que nos consta, nada havia sido resolvido no interregno de tempo em que estiveram a frente do Sindicato.

4º – O primeiro (repetimos: o primeiro!) ato da atual diretoria foi contactar o SINSA e restabelecer as negociações;

5º – Mesmo com extremas dificuldades causadas, por exemplo, pela falta de acesso da Diretoria reintegrada às contas bancárias e exigências cartorárias para registro da posse da Diretoria reintegrada, as negociações se intensificaram e , em breve, celebraremos mais uma Convenção Coletiva de Trabalho, uma conquista de mais de 15 anos em favor da categoria profissional.

Atenciosamente

ADILZA NUNES

PRESIDENTE

 

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) se coloca de luto pelos falecimentos do advogado Ricardo César Pereira Lira (91) e Heliana Silva de Brito Fachada (56).

Lira presidiu o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e foi procurador do Estado do Rio. Ele faleceu dia 18, sendo um valoroso colega na luta pela soerguimento da OABRJ.

Heliana Silva de Brito Fachada era professora aposentada e esposa do ex-diretor do SAERJ, José Antonio Rolo Fachada. Ela faleceu no dia 22. A missa de sétimo dia será nesta sexta-feira (28), às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Parto, localizada na Rua Rodrigo e Silva, nº 7, no Centro.

A diretoria do SAERJ se solidariza com os familiares e amigos de Ricardo e Heliana. Nossas considerações especiais ao colega do SAERJ, dr. Fachada.

20 DE JUNHO: DIA DA ADVOCACIA TRABALHISTA

Neste 20 de junho, Dia da Advocacia Trabalhista, celebramos as(os) defensoras(es) incansáveis dos direitos sociais. Nossa luta, dedicação e compromisso são fundamentais para a busca incessante da justiça social e da garantia da dignidade da pessoa humana. Somos a voz de quem não tem voz.

O Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) saúda a toda advocacia trabalhista!

DIA HISTÓRICO PARA A ADVOCACIA FLUMINENSE!

Adilza Nunes (2ª à esquerda, em foto na frente do TRT) assume a Presidência do SAERJ, tornando-se a primeira mulher presidenta da instituição

Em audiência para tentativa de acordo, realizada na tarde desta quarta-feira (24/4), perante o Desembargador Federal do Trabalho, Cláudio Montesso, no processo que envolve a nulidade das últimas eleições do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), em que pese não ter havido acordo entre as partes, foi confirmada, pelo próprio atual presidente, Cláudio Goulart, o desejo de não seguir na Presidência da entidade – reconduzida ao mandato através de decisão judicial – na gestão do triênio 2020/2023.

Com a renúncia expressa, a advogada Adilza Nunes assume a presidência do SAERJ, se tornando a primeira mulher presidenta da instituição.

Vitória da democracia!

 

CUMPRIMENTO DE DECISÃO LIMINAR

Em cumprimento à decisão liminar do desembargador Claudio José Montesso, da 5ª Turma do TRTRJ, publicamos a ata de reestabelecimento de mandato da diretoria do Sindicato dos Advogados do estado RJ (SAERJ), gestão 2020/2023 – nas fotos, a ata de cumprimento da ordem:

Momento do reestabelecimento do mandato da diretoria do SAERJ (gestão 202/2023), na sede da entidade

 

 

DEVIDO AO ALERTA DE TEMPESTADE, SAERJ SUSPENDE FESTIVIDADE DE POSSE DA DIRETORIA NESTA SEXTA (22)

Considerando o alerta de grande perigo (o maior nível de alerta) emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela prefeitura do Rio de Janeiro de chuvas intensas a partir desta quinta-feira (21/03), seguindo o alerta para a sexta-feira (22) e final de semana, com ventos acima de 100 km/h e recomendação para que as pessoas evitem deslocamentos e permaneçam em suas residências, a diretoria do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), em colaboração com as autoridades estaduais e municipais, comunica o adiamento das festividades de posse da diretoria eleita do sindicato, para o triênio 2023/2026, previamente marcada para sexta-feira, 22 de março.

Nova data da festividade será designada e informada.

Claudio Goulart – presidente do SAERJ.

POSSE DA DIRETORIA DO SAERJ SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA (22/03)

O Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) convida todos os associados(as), demais advogadas e advogados, a magistratura, Ministério Público do Trabalho e a sociedade em geral para a cerimônia de posse da diretoria do SAERJ, eleita para o triênio 2023 a 2026.

A cerimônia irá ocorrer na próxima sexta-feira, dia 22 de março, às 17h30, no Plenário Evandro Lins e Silva da OABRJ (Av. Marechal Câmara, nº 150/4º andar).

A nova diretoria é composta dos seguintes nomes:

DIRETORIA EXECUTIVA:

Claudio Goulart de Souza – Presidente;

Karen Lívia da Silva Figueiredo – Vice-Presidente;

Luís Cláudio Martins Teixeira – Secretário Geral;

Alexandre França Bastos – Secretário Adjunto;

Silvia dos Santos Correia – Procuradora;

Ralph de Andrade Junior – Tesoureiro;

Ricardo Basile de Almeida – Diretor Social.

DIRETORIA: Luciana Brito Bartony Frutuoso de Abreu; Bianca Silva da Rocha Conceição; João Carlos Faria; Nayara Machado Oliveira Coelho; Leandro Terra Oliveira Comyn do Amaral; Ivan Simões Garcia; James Walker Neves Correa Junior; Luana Carvalho de Oliveira; Adalto Perez; Karen Patrícia Pestana Gomes.

SUPLENTES: Juliana da Cunha Foch Arigony; Levy Rocha Colle Junior; Rodrigo Farias do Carmo; Jorcilea Faria Santana Nunes; Fernanda de Siqueira Pereira; Andrea Cristina de Oliveira Melo; Arthur Eduardo dos Santos Ponne.

CONSELHO FISCAL: Lauro de Mattos Junior; Andreia da Silva Pereira e Mariana Padilha Jannotti.

SUPLENTES: Aloizio Perez; Hellen Guimarães Monteiro e Carolinsk de Marco Guedes Mata Roma.

TRT-RJ INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DA OUVIDORIA DA MULHER – SAERJ PRESTIGIA EVENTO

Diretoria do SAERJ presente na inauguração das novas instalações da Ouvidoria da Mulher do TRT-RJ: Silvia dos Santos Correia (procuradora do sindicato); a presidente em exercício do sindicato, Karen Figueiredo; o tesoureiro Ralph de Andrade Júnior; e a diretora Juliana da Cunha Foth Arigony

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) inaugurou nesta terça-feira (05/03) as novas instalações da Ouvidoria da Mulher, no andar térreo da sede do Tribunal, na Avenida Presidente Antonio Carlos.

A presidente em exercício do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), Karen Figueiredo, compareceu à cerimônia de inauguração, representando a diretoria do SAERJ, juntamente com as diretoras Silvia dos Santos Correia (procuradora do SAERJ) e Juliana da Cunha Foth Arigony; e os diretores Ralph de Andrade Júnior (tesoureiro), Alexandre Bastos (secretário adjunto) e Arthur Eduardo dos Santos Ponne; além do assessor de assuntos institucionais do SAERJ, Ricardo Menezes.

A Ouvidoria da Mulher do TRT-RJ foi criada em 2022, com o objetivo de defender os direitos da mulher. O órgão integra a estrutura da Ouvidoria do Tribunal e conta com canais específicos (presencial e virtual) para orientação, recebimento da denúncia e agendamento de atendimento, para dar tratamento às demandas relacionadas à violência contra a mulher, especialmente à igualdade de gênero; a Ouvidoria também funciona como espaço de acolhimento, escuta ativa e orientação.

Leia aqui a Resolução Administrativa nº 26/2022 do TRT-RJ que instituiu a Ouvidoria da Mulher.

 

karen Figueiredo e Silvia dos Santos Correia, cumprimentam, em nome da diretoria do SAERJ, a desembargadora-ouvidora da Mulher do TRT-RJ, Mônica Batista Vieira Puglia (centro)

SAERJ APOIA A LUTA CONTRA O ALTO VALOR DAS CUSTAS JUDICIAIS NO TJRJ

OABRJ lançou o movimento contra os altos valores das custas judiciais do TJRJ, com o apoio do SAERJ (foto: Samuel Tosta)

Nos últimos três anos, o Tribunal de Justiça RJ (TJRJ) aumentou em 45% o valor das custas judiciais, sendo que o último reajuste ocorreu dia 28 de dezembro de 2023, em pleno recesso forense (pela variação da Ufir).

O resultado disso é que a justiça estadual está cara, o que afasta a sociedade do Poder Judiciário e da resolução de suas pendências.

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, está denunciando esse absurdo e pede a ajuda da sociedade para pressionar o TJRJ a recalcular o valor das custas, lançando a campanha: “A Justiça Custa um Absurdo”, cujo primeiro movimento é um abaixo-assinado que será levado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O alto valor das custas judiciais viola o princípio constitucional do acesso à Justiça, contido no artigo 5º da CF, que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…)”.

Luciano Bandeira, presidente da OABRJ, está liderando o movimento contra o alto valor das custas do TJRJ (foto: Flavia Freitas/OABRJ)

O Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) apoia o movimento capitaneado pela seccional fluminense. O SAERJ pede aos associados ao sindicato; pede a toda a advocacia; bem como a todos os cidadãos, que apoiem e assinem, massivamente, o abaixo-assinado. Trata-se de uma luta que é de toda a sociedade do Rio de Janeiro – uma luta justa e cidadã!

Faça sua parte: assine o abaixo-assinado e compartilhe nas suas redes sociais.

Claudio Goulart – Presidente do SAERJ

Clique aqui para assinar o manifesto.