NOTÍCIAS
Em assembleia on-line realizada pelo Sindicato dos Advogados RJ (Sinsa) nessa segunda (22), os advogados e advogadas presentes à reunião aprovaram a proposta de Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados (Sinsa SP/RJ), com vigência de 2020 a 2021.
Os advogados também autorizaram o SAERJ a celebrar a CCT com o Sinsa.
A minuta da CCT pode ser lida aqui.
A assembleia foi realizada pela plataforma Zoom.
A convenção atinge todos os advogados empregados no estado do Rio de Janeiro – com a exceção dos estagiários e advogados associados. A renovação da CCT com o Sinsa vem ocorrendo desde 2008 e a CCT vigente (2019/2020) pode ser lida neste link.
SINDICATO

O Sindicato dos Advogados RJ (SAERJ) realiza uma palestra on-line sobre Direito Previdenciário, com um tema extremamente atual: “A pensão por morte e o limbo previdenciário”.
A diretora Social do SAERJ, Marcia Leal Bittencourt, acredita que a situação dos direitos sociais e previdenciários em particular em nosso País causa enorme preocupação para os cidadãos: “Trata-se de uma verdadeira luta a que os cidadãos e cidadãs têm que passar, muitas das vezes, para conseguir em um tempo hábil esse direito. Por isso a importância do acompanhamento jurídico no tema em questão”, afirma Marcia.
Para a palestra, que será realizada na quinta-feira, dia 18/03, às 18h, com transmissão direta do YouTube do SAERJ, foram convidados os seguintes palestrantes: o juiz do Trabalho Marcelo Segal e a procuradora do SAERJ, Silvia Correia, com moderação do diretor do sindicato, Max Ferreira. A própria Marcia Bittencourt fará a abertura.
O endereço do YouTube do SAERJ é o: youtube.com/SindicatodosAdvogadosRiodeJaneiro – ou clique aqui para acessar diretamente o nosso YT.
Na palestra, também será apresentado o curso do SAERJ sobre as Questões Previdenciárias da Atualidade, ministrado pelo juiz Marcelo Segal somente aos associados ao sindicato, em 29 de março e 1º de abril – em breve, mais detalhes e a forma de inscrição.
SINDICATO

Na noite de segunda-feira, 8 de Março, a Comissão da Mulher Advogada do Sindicato dos Advogados RJ (SAERJ) debateu o Dia Internacional da Mulher
Na noite de segunda-feira, 8 de Março, a Comissão da Mulher Advogada do Sindicato dos Advogados RJ (SAERJ) debateu o Dia Internacional da Mulher – #8M2021 -, em quatro painéis, tendo sido transmitido pelo YouTube do SAERJ (foto acima).
A vice-presidente do sindicato, dra. Adilza Nunes, apresentou a live e os painéis. Foi o primeiro evento on-line do SAERJ em 2021, e este começou com o painel da professora e militante feminista e sindical, Thaissa Magalhães, que falou da historia das lutas do 8M e sua tremenda atualidade no Brasil.
O segundo painel foi com a advogada Thalissa Pádua, que debateu as questões jurídicas das lutas feministas.
O 3º painel contou com a psicóloga Branda Kinppel, que falou, entre outros temas, sobre a luta contra o machismo na sociedade brasileira.
O 4º e último painel teve a participação da médica, dra. Rufa Rocha, que falou da sua experiência no mercado de trabalho.
Em todos os painéis, as integrantes da Comissão da Mulher Advogada entrevistaram as convidadas.
O vídeo pode ser visto no YT do SAERJ, neste link.
GERAIS
Publicamos artigo da procuradora do Sindicato dos Advogados RJ (SAERJ), Silvia Correia, que discorre sobre a faceta “invisível” e cruel da pandemia, que atinge aqueles que não podem parar de trabalhar ou fazer trabalho remoto: “Há aqueles que sequer têm escolha. Seu ofício, condenado como lugar de disseminação virótica, não possui versão home office”:
A PANDEMIA DA INCOERÊNCIA
Há pouco mais de um ano a população mundial enfrenta uma guerra impensável. Sem estrondos, sem sangue corrente, um vírus perverso, de forma silenciosa, dizima parte do planeta, tomando o universal e invisível ar de todos nós.
Enganou-se quem concluiu que seria essa a única incoerência dessa pandemia.
De letalidade assombrosa, a maldita Covid19 mascara rostos, ao mesmo tempo que desnuda, sem pudor, as discrepâncias que comprometem a soberba racionalidade humana.
O massacre dessa inexplicável roleta russa do novo coronavírus condena corpos e contamina lares com dor, vazio e angústia, mas a piedade não se dissemina.
A compaixão que ensina a enxergar o outro, a olhar para o lado e para fora, não se manifesta. A solidão sepulta a solidariedade. Os olhares estão frios e só se viram para dentro.
A dolorosa perda da liberdade acalentada pelo alívio do cuidado tem o peso e a revolta de uma punição injusta.
As alternativas de manutenção de normalidade são compradas por afagos do consumismo delivery. Mantém-se a mesa farta às custas do trabalho de quem não tem a opção de se recolher sem lhes doer o estômago.
Há aqueles que sequer têm escolha. Seu ofício, condenado como lugar de disseminação virótica, não possui versão home office. A corda arrebenta nos pontos fracos e dar-lhes a linha de sutura parece mais caro que os altos juros imunes a tragédias e misérias.
A preservação da saúde que justifica as necessárias delimitações de espaço e restrições públicas convive com trens e ônibus lotados de gente cuja sanidade inexplicavelmente é menos relevante.
Enquanto a esperança é redescoberta sob a forma da injeção portadora de imunidade e resistência, a falta de fé ganha anticorpos ferrenhos. Os que insistem convencer que tudo é mentira são os mesmos que aconselham a não acreditar em nada.
A falta de lucidez transborda evidências que é na coerência humana que se identifica a mais incontrolável e mórbida das mutações.

Silvia Correia: Advogada, mestre em Direito, procuradora do SAERJ e conselheira da OAB RJ
SINDICATO

Na próxima sexta-feira, 12 de março, às 10h, o Sindicato dos Advogados RJ (SAERJ) realiza Audiência Pública sobre os honorários sucumbenciais para a advocacia com vínculo empregatício.
O SAERJ convidou representantes de todas as entidades representativas da advocacia, além de instituições e comissões, para participar; são elas:
OAB RJ; Comissão da Justiça do Trabalho da OAB RJ; Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (MATI); Instituto Brasileiro de Pequenos Escritórios de Advocacia (IBPEA); Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat); e Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat).
A reunião será feita via zoom e transmitida pelo YouTube do SAERJ, com os comentários abertos à participação dos advogados e advogadas.
Endereço do nosso YT: youtube.com/SindicatodosAdvogadosRiodeJaneiro – ou clique aqui para acessar.
Participe!
Comentários