No dia 10 de abril (segunda-feira), às 17h30, na sede do Sindicato dos Professores do município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), o professor e subprocurador do Sindicato dos Advogados do Estado RJ (SAERJ), Rosildo Bomfim, lança seu novo livro: “A plataformização do trabalho subordinado”- um trabalho que visa investigar qual o real enquadramento dos trabalhadores de plataformas de aplicativos. Além do lançamento, haverá uma palestra do professor sobre o tema.
No livro, Bomfim analisa se esses trabalhadores podem ser considerados realmente “autônomos”, como afirmam as empresas de aplicativos; ou se são trabalhadores protegidos pela CLT. Ele vai além e também investiga se há controle das atividades dos trabalhadores de aplicativos através de algoritmos, também denominado comando por programação, e a consequente despersonalização da figura do empregador.
Bomfim, em sua atuação no sindicato como subprocurador, inclusive denunciou ao MPT uma empresa que contrata advogados via plataforma on-line – leia aqui para saber mais sobre a denúncia.
A sede do Sinpro-Rio fica na Rua Pedro Lessa, nº 35 (Centro).
O livro “A plataformização do trabalho subordinado” pode ser comprado nas melhores livrarias, em formato kindle e impresso; e no próprio site da Editora Dialética – clique aqui para acessar o site.
O lançamento do livro tem o apoio, além do SAERJ, do MATI, Afat, Acat, CJT da OABRJ e da Comissão Especial do Direito Sindical da OABRJ.
Currículo: Rosildo Bomfim é professor, mestre em Gestão do Trabalho e doutorando em Serviço Social na linha de pesquisa de Trabalho, Políticas Sociais e Sujeitos Coletivos pela PUC-Rio, além de especializações em diversos ramos do direito. Sub-procurador do SAERJ. É palestrante tem livros publicados além de vários artigos publicados em revistas jurídicas e publicações eletrônicas. Membro atuante do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (MATI); membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), integrante da comissão de Direito do Trabalho.